Como surgiu o croqui de moda?

Segundo autores, é no século XVI que surgem as primeiras ilustrações de moda, quando as explorações e os descobrimentos provocaram fascinação por vestidos e pelos trajes de todas as nações do mundo. Os artistas participavam das grandes navegações, registrando o que era encontrado nos novos continentes conforme as descobertas. Porém, foram os trajes que roubaram a atenção do olhar dos artistas. Sendo esse o motivo de gravarem em suas viagens a indumentária de diversos povos e nações.

Foto 1

As ilustrações eram feitas pela técnica da xilogravura, onde se decalcava uma prancha de madeira com buril formando sulcos e deixando em relevo o formato do desenho desejado, em seguida, era passada a tinta em cima do relevo e pressionava-se essa prancha de madeira em um papel, o resultado final desse processo é a impressão de uma ilustração. Pela primeira vez foi possível ter uma obra ao “alcance de todos”, pois com uma única prancha de madeira era possível se obter várias impressões que eram vendidas a preços baixos, facilitando maior propagação da ilustração de moda.

Foi pela grande repercussão que tiveram essas ilustrações que muitos outros artistas passaram a viajar em busca de trajes para produzirem esse fenômeno, preservando a memória. Movidos pelo interesse despertado pelas novidades em terras novas e distantes, os artistas passam a viajar por países do continente europeu, bem mais próximos, em busca de vestes locais para fazerem o registro ilustrativo.

Hoje em dia, o desenho de moda possui vários tipos de técnicas. Como aquarela, decoupage, caneta permanente, desenho gráfico, entre outros.

paineltg

E aí, ficou com vontade de aprender a desenhar ou saber mais sobre história da moda?

Só ficar ligado aqui no blog!

*

Por Paola Sanguin, professora do núcleo de desenho da Sigbol Fashion.

Referências: 1, 2, Google Imagens.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s