Curiosidades sobre o Algodão

Não se sabe ao certo quando o homem começou a utilizar o algodão, nem onde. Indícios mostram que o algodão foi usado no Egito, 12 mil anos antes de Cristo, mas foi a Índia que liderou a sua produção antes de 2.500 a.C. Aqui na América do Sul, o cultivo do algodão começou no Peru, onde as roupas eram feitas.

algodãrrrro

O algodão se originou da semente de uma planta conhecida por algodoeiro. Seu nascimento funciona assim: a terra recebe a semente, que brota, cresce e dá uma flor que pode ser de várias cores diferentes. Depois vem o fruto, chamado de maçã ou carapulo, que quando está maduro, abre a casca e de lá sai a pluma de algodão, com a qual serão feitos fios para tecer o tecido.
botão
É uma das principais plantas domesticadas pelo homem e cultivada comercialmente em mais de 65 países. No total, essa fibra representa 40% das vestimentas produzidas no mundo, e aqui no Brasil é utilizada em quase 60% da produção nacional de roupas.
Não é à toa que ele é o tecido mais utilizado para artesanato. Suas principais características são a boa absorção de água, toque macio e agradável, a capacidade de ser tingido com facilidade (assim como a estamparia) e resiste bem às lavagens.
  • COMO SABER QUE COMPREI UM TECIDO 100% ALGODÃO?

O tecido de algodão misturado com sintético barateia o produto, mas muitas lojas vendem os misturados pelo mesmo preço do 100% algodão. Para tirar a prova, pegue um pedacinho de tecido e queime uma pontinha. Se o tecido for 100% algodão você vai sentir um cheiro de jornal queimado e a fumaça será branca, além das cinzas lembrarem papel queimado. (se fizer isso em casa, faça com cuidado, pois o algodão tende a queimar rápido).

  •  POR QUE LAVAR O TECIDO ANTES DE USAR?

Isso deve ser feito para evitar que o tecido encolha, já que o algodão (assim como a lã) tende a encolher com a lavagem. Antes de cortar um tecido de algodão, é essencial que o mesmo seja lavado para eliminar a goma e fazer o encolhimento. Mesmo que ele seja pré-encolhido, é bom garantir para não se deparar com surpresas depois da costura. Pode-se lavá-los tanto à mão quanto na máquina, e deve-se secá-los do mesmo jeito que a roupa será secada depois de pronta. O ideal é já lavar o tecido logo que comprar, para evitar ter que adiar o começo de um projeto por ter esquecido de lavar o tecido previamente.

Antes de o tecido secar completamente, passe-o a ferro da mesma maneira que passa roupas prontas: deslizando o ferro sobre o tecido, fazendo uma leve pressão. Ele desamassa melhor se estiver levemente úmido. Use ferro a vapor ou o conjunto de borrifador de água e ferro seco (que é mais eficaz para desamassar). De maneira alguma corte e costure o tecido amassado, pois quando a roupa for passada para usar, vai esticar e ficar distorcida.

*

Por Márcia, professora do núcleo de modelagem da Sigbol Fashion.

Referências: 1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s