Tipos de máquinas e suas funções.

Você conhece bem todas as máquinas e sabe quais as funções de cada uma delas?

Então confira aqui com a gente. Você vai entender tudinho!!

Máquina caseira: Útil para iniciantes pois possui vários recursos, como caseado, zig zag, pontos decorativos, acabamentos, etc. De fácil manuseio, com muitos acessórios que hoje em dia, no mercado, facilitam a vida de quem a usa, como calcadores para zíper invisível, nervura, para patch work, franzido, entre outros.

tipos-de-maquinas-de-costura-domestica

Portátil, pode ser carregada com facilidade. Muitas delas têm o braço livre que facilita a colocação de mangas e acabamentos como punho e barras de calça. E ainda tem um custo benefício mais em conta.

 

Máquina reta industrial: Mais robusta, para grandes quantidades de peças e por isso exige um espaço maior. Por ser mais rápida, pode ser utilizada para materiais mais pesados como o couro, jeans, lona. Também com uma grande variedade de aparelhos e acessórios desde calcadores à aparelhos de viés, vivo, colocadores de elástico, etc.

maquina reta industrial

Por ser uma máquina reta e industrial só faz um tipo de ponto: o reto, que exige a utilização de outras máquinas para acabamentos em geral, como a overloque ou a galoneira.

 

Overloque Industrial: Máquina para acabamento em tecidos planos e fechamento de tecidos de malha. Máquina diferente da reta industrial, que exige o uso de três a quatro linhas para a formação da corrente. Exige um espaço maior e por ser industrial precisa de um local fixo.

Overloque Industrial

 

Overloque caseira: Tem a mesma função, mas por ser caseira torna-se portátil podendo ser transportada com maior facilidade.

Overloque caseira

  • Para melhorar o desempenho da máquina use fios e linhas siliconizados, a venda no mercado.

 

Galoneira Industrial/ Caseira:

GALONEIRA

Máquina utilizada para fazer acabamento em malha (barras simples, galão e trançador). Utilizada também na fabricação de lingerie para rebater elásticos, colocar viés, vivo e etc. São utilizadas duas linhas e um fio, e de uma a três agulhas, dependendo do acabamento que se quer ter.

galoneira ponto

 

Pespontadeira: Máquina industrial com a finalidade de fazer o pesponto de jeans e outros tecidos pesados. Possui de duas a três agulhas. Esse tipo de máquina é utilizada para acelerar o processo de produção em grandes empresas, principalmente na fabricação de jeans. E no setor automotivo, em bancos de carros, por exemplo.

pespontadeira

 

Fechadeira: Finalidade de fechar cós, laterais de roupas, ombros. Automaticamente faz a dobra do cós e da lateral diminuindo a necessidade do uso da overloque.

Fechadeira

Interloque: Um tipo de overloque com três agulhas que faz a costura reta e overloque ao mesmo tempo, diminuindo a necessidade do uso da overloque, acelerando o processo de produção.

Interloque

Muito usada no fechamento de calça jeans, camisaria e algumas produções de malharia.

 

Travete: Máquina robusta que tem como finalidade fazer travas em pontos específicos onde há maior tensão como bolsos, passantes, laterais, zíper.

travete-eletronica-leve

 Caseadeira: Máquina industrial que faz casas de várias espessuras e tamanhos.

Caseadeira

Bordadeira Caseira/ Industrial: Máquina computadorizada com variados programas para produzir bordados em alto ou em baixo relevo. Geralmente utiliza-se várias cores de linhas dependendo do estilo do bordado.

Bordadeira Industrial

 

 

*

Por Natalina Porto da Silva – Professora do núcleo de modelagem da Sigbol Fashion

Referências: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 1011 e 12

71 opiniões sobre “Tipos de máquinas e suas funções.”

  1. Ola eatou querendo começar a costurar em casa fazer umas roupas infantis e alguns materias com lonita.qual maquina eu poderia comprar p minha necessidade?

  2. Preciso de uma galoneira industrial pra malha fitness ,tenho pouco a investir e por isso vou comprar a semi nova ,sei q hj tem varios modelos de galoneira colarete ,o que esta maquina precisa ter ? Pois tem com catraca sem catraca com 1.2 volantes ,a cilindrica ,traçador superior e inferior ,2 e 3 agulhas !! Qro uma q nao me limite a fazer outras custuras,qual modelo devo comprar?

  3. Estou na dúvida, pq preciso de uma everloque para acabamentos! Mas vi Q tem de 2 a 5 agulhas… E lendo seu artigo, achei a interloque interessante pq já faz o trabalho da overloque e da reta! Qual seria mais interessante pra quem está começando uma confecção de roupas pet? Usamos malhas e cetim.! Gostaria de seu conselho!

  4. Estou começando agora. E quero uma maquina para confecções de roupas de diferentes tipos de tecidos dos mais leves para fazer vestidos e alguns mais pesados para fazer casacos. Eu pensei em uma overloque domestica. Ela serve? Tem todas as funções que preciso?

    1. Olá Lais! Tudo bem? O melhor no caso seriam duas máquinas, overloque (para acabamentos e tecidos em malha) e a reta (para fechamento de peças). Esperamos ter ajudado!

      Att, Equipe Sigbol Fashion

  5. No caso da interlok eu posso utilizar qdo necessário somente como overclock para malha por exemplo é também somente como reta?

  6. Estou fazendo curso de costura para roupas basicas, preciso de uma maquina para desenvolver meu dever de casa. Estou orçando uma reta industrial, você acha que vai me atender?

  7. Olá estou na dúvida se compro uma overlock ou a interlocok, já tenho a reta Singer facilita. Preciso para costurar roupa fitness e malhas como vestido e blusas, qual a melhor overlock ou interlocok?

  8. Olá eu estou querendo comprar uma maquina que faz de tudo um pouco e que costure tecidos pesados tipo jeans até tecidos leves como seda, hj tenho uma maquina caseira da singer nova que tem costuras retas e zig zag ela tem 16 tipos de pontos e costuro de tudo nela porém por ser caseira ela é devagar e os tecidos mais pesados tenho que ter cuidado pra não quebrar a agulha e confesso que fiquei bem triste depois que comprei e vi que maquina é lerda demais. Que tipo de maquina que vc recomenda que tenha costuras retas e zig zag que seja semi industrial? Vc tem algum modelo que além destas costuras faz bordados tb? eu costuro apenas pra minha casa faço cortinas, roupas de cama, ajustes nas roupas enfim mas vai que com esta crise eu tenha que fazer algo em casa por isso pretendo investir em uma maquina que me ajude em praticamente tudo qual modelo vc recomenda? Obrigada

  9. Olá estou montando uma fábrica de t-shirts, me indicaram a compra de uma reta. uma interlock, uma galoneira e uma de viés de ombro a ombro. Outra dúvida e sobre a galoneira de colarete e diferente de galoneira? ou são as mesma?

  10. Boa tarde! Estou querendo iniciar uma produção em camisetas de seda e/ou tecidos similares. Pensando em adquirir uma overclock e uma colarete. Já possuo uma Singer reta caseira. Estou no caminho certo? Obgda.

  11. Bom dia,
    gostaria saber costurar de tudo … para mim e para vendas… desde ajustes e reformas…. até para pets, lingerie, moda fitness, blazers, ternos masculinos e femininos… roupas masculinas, infantil , femininas…. de tudo mesmo e gostaria de saber qual máquina comprar… estou pensando em fazer o curso de corte e costura que aprenda geral… mas primeiro preciso de uma máquina… para treinar as lições de casa ..Aguardo um resposta…desde já agradeço a atenção.
    Obrigada
    Liliam

  12. Ola,

    Estou pensando em abrir uma loja virtual de pecas femininas (trabalhando em casa). Eu ja tenho uma maquina reta industrial e estou em duvida em quais maquina de acabamento necessarias que nao tem como fazer com a reta.
    Ainda estou em duvida se compro uma overlock ou interlock ?
    Eh necessario comprar a galoneira tambem? Nao tem como fazer acabamentos que uma galoneira faz com uma maquina reta?

    espero que possa me ajudar, pois quanto mais eu leio mais duvidas eu tenho de qual maquina devo comprar rsrsrsrss…..

    Grata

    1. Olá Luciana! Tudo bem? Respondendo a sua dúvida, tudo depende do tipo de tecido que pretende trabalhar. Para malhas orientamos as máquinas reta, overlock e galoneira. A interlock é utilizada para trabalhar com tecidos mais grossos e pesados. Esperamos ter ajudado.

      Att, equipe Sigbol Fashion

  13. Olá, ganhei uma maquina industrial pra usar em casa, mas eu consigo adaptar está mesa padrão ?? Não tenho espaço e gostaria de ficar com a máquina… Vi gabinete mas somente pra domésticas… ??

  14. Olá, estou pesquisando maquinas industruais para prestar serviços para confecções. To pretendendo comprar uma reta e uma overloque ou interloque, vc acha q com essas duas ja sera suficiente para começar?

  15. Olá! Estou montando uma confecção para a produção de saias, blusas e vestidos. Nesse caso, seria mais interessante iniciar com uma reta e uma overloque ou uma galoneira e uma overloque?

    Desde já agradeço!

    1. Olá Rodrigo, boa tarde!
      Se for trabalhar com tecidos planos é recomendado adquirir a máquina reta e a overloque. Caso for trabalhar com malhas é necessário ter a overloque, a reta e a galoneira!

    1. Olá Magno, boa noite.
      Não há diferença entre pespontadeira e o ponto corrente. A pespontadeira tem característica ter os dois lados diferentes (frente e verso da costura) um lado se mantem reto e o outro faz o ponto corrente automaticamente.

      Att, Equipe Sigbol Fashion.

  16. Oi! Gostaria de saber qual a máquina recomendada para costura de roupas de malha, linho e tecidos mais finos para baixa produção (em torno de cinco peças por dia ou menos). Você poderia me indicar ? Somos iniciantes no ramo.
    Obrigada!

    1. Olá Rita, boa tarde, tudo bom?
      Para tal tipo de produção é recomendável ter as máquinas reta, overloque e galoneira, todas podem ser adquiridas em formato industrial (grande) ou caseiro (compacto) dependendo do espaço disponível em questão.

      Att, Equipe Sigbol.

  17. Olá, Boa noite.
    Tenho uma Singer Facilita, e quero trabalhar em casa fazendo roupas de cama, com tecidos de cetim, algodão e malha, preciso de uma máquina que possa fazer também alguns bordados, qual o tipo seria recomendável comprar como iniciante? Obrigada pela atenção.

  18. Olá , Boa tarde,
    Vou criar bolsas de mão, mais conhecida como bolsa carteira, reutilizando o material: banner, que é conhecido para propagandas e anúncios, quero além de ter uma costura eficiente, gostaria de fazer modelos diferenciados, qual máquina devo comprar? Me indicaram a reta industrial, mas vou conseguir costurar zipers ou fazer modelos legais com a maquina reta?

      1. Muito obrigado (a)!

        Só mais uma dúvida como não entendo muito conseguirei fazer costuras circulares?
        Depois do uso para a criação das bolsas posso costurar quais tipos de tecidos? Ou posso criar que tipos de roupas?

    1. Olá Irene! Tudo bem? Nós temos o curso de Especialização em Moda Praia. Para maiores informações entre em contato com um de nossos atendentes na unidade mais próxima a você.

      Att, equipe Sigbol Fashion

    1. Olá Eliane, boa tarde, tudo bom?
      Para fazer o acabamento de decotes, por exemplo, faça-o com viés ou revel.
      Já barras; na malha use a galoneira, no tecido plano a reta.

      Att, Equipe Sigbol Fashion.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s