Como surgiu a calça Pantalona?

A calça pantalona, que está de volta nas passarelas e no guarda-roupa feminino, existe desde 1909. Foi Poiret o primeiro a criar uma peça mais leve e larga, inspirado no Ballets Russes, mais não foi bem aceita pelas mulheres da época.

foto 1

Nos anos 20, uma das primeiras mulheres a incluir a peça em seu guarda-roupa foi Chanel que desenvolveu uma calça de modelagem larga, elegante e leve que nos anos 30 acabou virando saída de praia.

2 e 3

Em 1939, Elza Schiaparelli lançou um conjunto de abrigo com uma calça mais larga. Algumas mulheres, como as feministas, adotaram esta peça que acabou acompanhando o processo de emancipação feminina.

foto 11

Além de Chanel, Marlene Dietrich chocou a plateia do filme Marocco ao aparecer nas telas do cinema trajada de forma masculina (de paletó e calça ampla). Estas duas mulheres ficaram conhecidas pela personalidade forte e estilo e influenciaram o comportamento de muitas gerações.

4 e 5

Nos anos 40, durante a segunda guerra mundial, a calça se popularizou entres as operárias como uniforme. Como as mulheres foram obrigadas a trabalhar nas fábricas para sustentar suas famílias e substituírem seus maridos que estavam em campo de batalha, precisavam de peças com modelagem ampla que fossem confortáveis e que não marcassem o corpo, além de oferecerem conforto e maior mobilidade. Antes acostumadas a usar vestidos, passaram a vestir a calças pantalona.

6 e 7

No entanto, essa peça só virou tendência de moda com o movimento hippie, a partir dos anos 70, se popularizando entre as mulheres.

foto 10

Reapareceu várias vezes e desde o verão 2012 está desfilando nas passarelas internacionais e nacionais.

12 e 13

Hoje a pantalona é uma peça clássica, sinônimo de sofisticação e elegância.

foto 14

*

Por Elizangela Gomes – Professora do núcleo de moda da Sigbol Fashion

Referências: 1, 2, 3, 4 e 5.

Manual Técnico História da Moda – Sigbol Fashion.

Uma consideração sobre “Como surgiu a calça Pantalona?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s